smart link

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fisioterapia Respiratória


  A Fisioterapia Respiratória como objetivo um tratamento específico diante dos males causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano, tendo a asma, a insuficiência respiratória, a bronquite e a tuberculose como bons exemplos desses males.



  
  O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.
Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar.

Técnicas de avaliação

·         Avaliação dos sinais vitais:

Temperatura Corporal, Frequência, Cardíaca, Frequência Respiratória, Tensão Arterial.

·         Avaliação da mobilidade torácica:

Técnica palpatória, Técnica de medição de parâmetros, Auscultação Pulmonar, Percussão, Avaliação radiológica.

A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário